Espaço Mataganza

O Templo Guaracy do Brasil dispõe de uma privilegiada área verde, denominada Espaço Mataganza, onde são realizados os ritos iniciáticos e uma série de eventos voltados ao desenvolvimento sócio cultural da comunidade. Localizado no município de Cotia, a cerca de trinta minutos do centro da cidade de São Paulo, o Espaço Mataganza concentra, em seus 150.000 metros quadrados de área conservada, o esplendor da Natureza. O Espaço Mataganza representa objetivamente o compromisso do Templo Guaracy com a preservação e o desenvolvimento pleno da Vida nos diferentes níveis.

Fonte, rio, lagos, cachoeira, essências nativas, animais silvestres e domésticos, minérios, pomar, horta, herbanário, pousada, restaurante, duas piscinas, estacionamentos internos, sala de convenções, internet sem fio, palco para shows, trilhas, transporte coletivo, e o clima de montanha, são alguns dos inúmeros fatores que fazem do Espaço Mataganza um lugar ideal para encontros com a Natureza sem a perda das referências urbanas necessárias.

Desde 1991, ano em que o referido Espaço foi integrado ao patrimônio do TGB, a comunidade Guaracyana tem se dedicado à consagração dos valores naturais ali existentes. Rituais são regularmente realizados com a finalidade de Consagrar os espaços estabelecendo, assim, uma Espiritual Consciência Ecológica. Portanto, mais que uma privilegiada área verde, o Espaço Mataganza é um polo de reflexão onde as dimensões material e imaterial se harmonizam para realizar a Grande Síntese. Podemos dizer que Mataganza é uma palavra que denomina um lugar onde o Sagrado e o profano se harmonizam. Ou ainda, uma dimensão espiritual onde não existe conflito entre o bem e o mal, até porque, segundo os conceitos filosóficos do Templo Guaracy, o mal nada mais é do que tudo aquilo que se encontra fora do seu lugar natural.

O Campo Sagrado, com os sete oráculos consagrados aos Orixás básicos do Templo Guaracy, nos remete a uma dimensão “mágica”. Dispostos em círculo e tendo ao centro o Fogo Consagrado, nos “retorna” a um tempo primitivo que em algum momento do passado certamente vivenciamos. Pessoas das mais diversas tradições ali se encontram para meditar, cantar ou dançar seus ritmos sagrados. No Espaço Mataganza, aprendemos que a União na Diversidade nos permite perceber o caminho que conduz à Fraternidade.

INFORMAÇÕES
Estrada do Caputera, 895 – Cotia, São Paulo
www.mataganza.com.br

 

“Onde o Sagrado e o profano
se harmonizam.”
Carlos Buby