O Babalorixá

Meu nome é Sebastião Gomes de Souza. Durante os anos setenta e oitenta, alternei meus compromissos entre a enfermagem, a música e o desenvolvimento do Templo Guaracy. No meio artístico, além de bons amigos, herdei também o pseudônimo “Carlos Buby”, que me acompanha até hoje. A enfermagem foi para mim uma grande iniciação. Nos agitados plantões, onde a dor e o amor se coincidiam, era fascinante perceber a ternura anteceder a técnica.

Minha história é simples como simples são minhas origens. A infância “nordestina” associada à adolescência “paulista” com certeza influenciou, e muito, na formação do meu perfil psicológico, social e religioso. A tradição religiosa familiar, fundamentada no catolicismo, foi a “janela” pela qual vislumbrei os primeiros e valorosos aspectos doutrinários. Sem esta base inicial, meus conceitos sobre questões como aquelas que envolvem a Vida e a Morte certamente seriam outros.

A fundação do Templo Guaracy em 1973 permitiu-me colocar em prática tudo que estava latente ou limitado ao nível das idéias. Os encontros com a Natureza, as reuniões ritualísticas, os atendimentos espirituais personalizados, a união do grupo, os cantos, as danças, a solidariedade, as pesquisas, os ritos de apoio às curas passaram a fazer parte da minha vida e da vida de muitos Guaracyanos.

“Se não faço para todos,
tudo que faço é por todos.”
Carlos Buby